Em 2018, o festival foi lançado com o codinome CAMBIO: uma alavanca de mudança, transformação, troca. Inverter, alterar, permutar.....repassar a palavra ao interlocutor. Alguém na escuta? Cambio!
Em 2019, já conectado, o festival seguiu seu objetivo primordial de colaboração e formação, compartilhando experiências e saberes, debatendo ideias e processos criativos, através de encontros de formação, apresentações e residências artísticas. O CAMBIO a partir de 2019 deu lugar ao RESIDE.FIT/PE.
Em 2021, numa edição especial totalmente virtual, moldado ao momento atual em que vivemos e com patrocínio da Lei Aldir Blac, o Reside desloca seu olhar para cena teatral local, exibindo 10 espetáculos criados para plataforma digital.
Além das apresentações, o festival apresenta dois encontros com convidados internacionais, que discutirão Dramaturgia Ibero-americana na Pós-pandemia e Adaptações e Modelos de Festivais de Artes Cênicas.
Reafirmando seu caráter prioritário de espaço de formação, reflexão, intercâmbio e colaboração , realiza com patrocínio do Programa Pontes, parceria da Oi Futuro e British Council, a residência artística com Paul Davies, diretor do Volcano Theatre do País de Gales, Reino Unido.
-
Recife/PE Transbordando
Marias 16/MAR | 20h -
Recife/PE Brabeza Nata 17/MAR | 20h
-
Recife/PE Vulvas de Quem? 18/MAR | 20h
-
Recife/PE Inflamável 19/MAR | 20h
-
1º Encontro Dramaturgia Ibero-americana na Pós-pandemia 20/MAR | 17h
-
Recife/PE 72 Dias 21/MAR | 20h
-
Bruna Florie Triunfo/PE Da laje-palco: respeitável público, o Alto e DENTRA 22/MAR | 20h
-
PEQUENA MOSTRA Ingazeira/PE No Meu Terreiro tem Arte 23/MAR | 20h
-
Experimento Cênico Brasil(PE)/ Portugal Yorick e os
Coveiros do Campo
Santo de Elsinor 24 E 25/MAR | 19h -
Abertura de Processo Brasil(PE + RJ)/ Portugal Práticas Desejantes -
Primeiro Movimento 26/MAR | 20h -
2º Encontro Adaptações e Modelos de Festivais de Artes Cênicas 27/MAR | 17h
-
Estreia Recife/PE Sala de Espera 28/MAR | 20h
-
WORKSHOP Conversa Com Paul Davies/Volcano Theatre (País de Gales/UK) 29/MAR | 15h
-
Residência Artística Resultado Qual o caminho
para os Jardins? 31/MAR | 19h
Plataforma de contato entre o Brasil e o mundo
Criado em 2003, o Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil é uma organização que tem como proposta desenvolver e difundir a cultura brasileira no país e no exterior, tornando-se uma rede de contato entre o Brasil e o mundo. Tem abrangência nacional e, atualmente, é composto por oito festivais Internacionais realizados em cidades localizadas nas regiões nordeste, sul, sudeste e centro-oeste:
- Festival Internacional de Londrina - FILO
- Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – FIT Rio Preto
- Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas
- Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília – Cena Contemporânea
- Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – FIAC BAHIA
- TEMPO_FESTIVAL – Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio de Janeiro
- Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp
- RESIDE.FIT/PE - Festival Internacional de Teatro de Pernambuco
Juntos, esses festivais apresentam anualmente um importante painel da produção mundial das artes cênicas, contribuem para o intercâmbio e a circulação de artistas no Brasil e no mundo; defendem e promovem a diversidade cultural; investem na capacitação e qualificação profissional; dinamizam a economia e o mercado cultural e geram novos públicos para a arte e a cultura.
Em 2016, desenvolvemos o projeto Internacionalização da Dramaturgia Espanhola, com a parceria da Acción Cultural Española – AC/E, que envolveu diferentes artistas brasileiros de teatro e promoveu um encontro entre encenadores, autores e tradutores com textos fundamentais da rica produção contemporânea da Espanha. Incluiu ainda, residências artísticas e o lançamento da publicação dos dez textos por meio da Coleção Espanhola, pela Editora Cobogó, durante a realização de cinco festivais integrantes do Núcleo.
Com o objetivo de efetivar uma política de internacionalização das artes cênicas brasileira, o Núcleo realizou duas importantes ações em 2018: Uma oficina e uma conferência sobre Internacionalização das Artes Cênicas, com a croata Iva Horvat, da Art Republic, de Barcelona. Em 2019, a ampliação do projeto de Internacionalização da Dramaturgia, com a parceria da La Comédie Saint-Étienne - Centre Dramatique National e do Institut Français, que revelou novos autores e novas dramaturgias no Brasil e na França.
Estar com o NÚCLEO é:
- renovar o compromisso com os artistas brasileiros;
- auxiliar o Brasil no circuito internacional das artes cênicas;
- acreditar na arte e na cultura como instrumento de transformação;
- criar um futuro de participação cidadã no campo da cultura.
Programa Pontes
O Programa Pontes
Oi Futuro–British Council
é uma parceria inédita entre as duas instituições que tem como objetivo oferecer novas alternativas de fomento a festivais brasileiros e de promover a produção artística do Reino Unido no Brasil.
O objetivo das chamadas é apoiar projetos culturais brasileiros que integrem à sua programação residências artísticas de profissionais britânicos. Partindo de um modelo inovador, baseado na colaboração institucional, o programa une a expertise do Oi Futuro na gestão de editais de seleção de projetos culturais e a experiência do British Council na formação de redes internacionais de artistas e especialistas. Os festivais foram escolhidos para o benefício por serem importantes veículos de acesso à cultura e de estímulo à economia criativa local.
Lei Aldir Blanc
A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, Lei Federal N.º 14.017/2020, dispõe sobre ações emergenciais voltadas ao setor cultural, adotadas durante o estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo N.º 6 de 20 de março de 2020. Esse dispositivo legal tem por objetivo auxiliar trabalhadoras e trabalhadores da cultura e da arte, além de espaços, empreendimentos, organizações, cooperativas, pontos de cultura e iniciativas do setor que tiveram as suas atividades interrompidas, decorrente da crise sanitária provocada pela epidemia da Covid-19.
Sesc Pernambuco
O Sesc Pernambuco mantém projetos de cultura por todo o estado. Com a oferta de cursos em diferentes linguagens, como dança, música, cinema, teatro, artes plásticas e outros, a instituição disponibiliza atividades com investimentos acessíveis ao público geral e trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes. Além disso, o Sesc PE mantém as unidades móveis TeatroSesc e o BiblioSesc e participa do circuito literário nacional Arte da Palavra. A abertura de chamadas públicas de fomento a artistas pernambucanos também é uma realidade da instituição, principalmente em tempos de cortes em diversas áreas.
A ação Satisfeita, Yolanda? no Reside Lab – Plataforma PE
Festival Internacional de Teatro tem apoio do Sesc Pernambuco.
Em 2021, o Satisfeita, Yolanda? comemora 10 anos de atuação. Criado pelas jornalistas e críticas de teatro Ivana Moura e Pollyanna Diniz, o veículo de jornalismo cultural independente é especializado em críticas, entrevistas, reportagens e notícias sobre as artes da cena.
Conhecido em todo país pela qualidade do trabalho, credibilidade e atuação continuada, o Satisfeita, Yolanda? se alia ao Reside Lab – Plataforma PE - Festival Internacional de Teatro neste ano de aniversário, com o apoio do Sesc Pernambuco, para fomentar o pensamento crítico a partir dos espetáculos apresentados no festival.
As Yolandas, como são carinhosamente conhecidas, vão acompanhar a programação do Reside e publicar textos críticos no site pernambucano. A crítica é uma maneira de prolongar e aprofundar a apreciação de um espetáculo, de reverberar as suas propostas para além do palco e da apresentação.
Para acompanhar os textos, é só visitar o site: www.satisfeitayolanda.com.br.
Ficha Técnica: Reside Festival BR - edição especial Reside LAB Plataforma PE
Realização: Remo Produções Artísticas
Direção Geral: Paula de Renor
Curadoria Plataforma PE: Paula de Renor
Relações Internacionais e Coordenação dos Encontros: Celso Curi
Produção Executiva: Fervo Projetos Culturais
Assistentes de Produção: Andréa Silva e Renata Teles
Coordenação Pedagógica Residência e Assistência: Clara Camarotti
Tradução Residência: Cyro Morais
COMUNICAÇÃO
Programação Visual: Clara Negreiros
Assessoria de Imprensa: Manoela Siqueira
Mídias Digitais: Alexandre Barbosa
WebDesigner/Front-End: Sandro Araújo
Acessibilidade Comunicacional: VouSer Acessibilidade Comunicacional
CONTATO
Direção Geral
Paula de Renor
+55 81 9.9252.5911
paula@remoproducoes.com.br
Produção Executiva
{Fervo} Projetos Culturais
+55 81 3097.5268
info@fervoprojetos.com