Em 2018: Alguém na escuta? Cambio!
Em 2019, já conectados : RESIDE.FIT/PE
espanhol ingles portugues

Já conectados!

Em 2018: Alguém na escuta? Cambio!
Em 2019, já conectados : RESIDE.FIT/PE

Em 2018, o festival foi lançado com o codinome CAMBIO: uma alavanca de mudança, transformação, troca. Inverter, alterar, permutar.... repassar a palavra ao interlocutor.
Em 2019, o festival segue seu objetivo primordial de colaboração e formação, compartilhando experiências e saberes, debatendo ideias e processos criativos.

Como no lançamento do CAMBIO, em setembro de 2018, programamos uma ação de cada objetivo, apresentando artistas de destaque na cena teatral internacional e, nesta edição, diferentes olhares sobre a violência, o que permeia o laboratório de Lisandro Rodriguez e o espetáculo de Sergio Blanco. A violência que presenciamos e sentimos a cada dia, na arte, na rua, na condução de nosso país!

O Brasil precisa mais que nunca do teatro e cabe aos festivais, proporcionar este encontro libertador e questionador! E imitando Zé Celso Martinez, continuamos, todos os festivais do Brasil, não resistindo, mas “re-existindo”!

E continuamos lutando, do mesmo jeito, e a cada ano com mais força! Continuamos nas trincheiras da esperança, usando a arte como arma e a união como escudo! E mais um ano damos viva a liberdade de expressão e criação artística!

CENSURA NUNCA MAIS! ARTIGO 5º IX : é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

Celso Curi e Paula de Renor
(Curadores)



Programação

  • Sergio Blanco | URUGUAI
    ABERTURA 08/09 (domingo) 19h
    ESPETÁCULO: As Flores do Mal ou A Celebração da Violência
  • Fabrice Melquiot | FRANÇA - Alexandre Dal Farra | BRASIL
    13/09 (quarta) 19h
    PROJETO ESPECIAL: Nova Dramaturgia Francesa e Brasileira
  • Lisandro Rodriguez | ARGENTINA
    14 a 19/09 (sábado a domingo)
    LABORATÓRIO: Práticas Cênicas: A Violência
  • Márcia Dias | BRASIL
    14/09 (sabado) 16h
    PALESTRA: Festivais e a Econimia Criativa
    Alteração de local e horário
  • Damián Cervantes | MÉXICO
    04 a 08/10 (sexta a terça)
    OFICINA: Grupo e Internacionalização Teatral

Redes

Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil

Plataforma de contato entre o Brasil e o mundo

Criado em 2003, o Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil é uma organização que tem como proposta desenvolver e difundir a cultura brasileira no país e no exterior, tornando-se uma rede de contato entre o Brasil e o mundo. Os Festivais do Núcleo são referências nacionais e internacionais em suas áreas e se tornaram embaixadores da cultura brasileira, reconhecidos pelo investimento na atualização de linguagens, inovação, profissionalização da produção cultural e geração de renda. O Núcleo tem abrangência nacional e, atualmente, é composto por oito festivais Internacionais realizados em cidades localizadas nas regiões nordeste, sul, sudeste e centro-oeste:

  • Festival Internacional de Londrina - FILO
  • Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – FIT Rio Preto
  • Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas
  • Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília – Cena Contemporânea
  • Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – FIAC BAHIA
  • TEMPO_FESTIVAL – Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio de Janeiro
  • Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp
  • RESIDE.FIT/PE - Festival Internacional de Teatro de Pernambuco

Juntos, esses festivais apresentam anualmente um importante painel da produção mundial das artes cênicas, contribuem para o intercâmbio e a circulação de artistas no Brasil e no mundo; defendem e promovem a diversidade cultural; investem na capacitação e qualificação profissional; dinamizam a economia e o mercado cultural e geram novos públicos para a arte e a cultura.

O Núcleo atua o ano todo nas diferentes frentes de desenvolvimento cultural do país e como agente realizador de políticas públicas em arte, cultura e educação. Os Festivais formam a massa crítica cultural, sendo os melhores instrumentos de enraizamento da produção artística e cultural, contribuindo de forma direta e com impacto na economia criativa. Pagadores de impostos, geradores de empregos, estas estruturas constituem as bases do calendário cultural brasileiro nas artes cênicas.

Entre as ações do Núcleo destacamos a frequente contribuição com o Ministério da Cultura e destacamos a participação na elaboração da Instrução Normativa Nº 5, de 26 de dezembro 2017.

Em 2016, desenvolvemos o projeto Internacionalização da Dramaturgia Espanhola, com a parceria da Acción Cultural Española – AC/E, que envolveu diferentes artistas brasileiros de teatro e promoveu um encontro entre encenadores, autores e tradutores com textos fundamentais da rica produção contemporânea da Espanha. Incluiu ainda, residências artísticas e o lançamento da publicação dos dez textos por meio da Coleção Espanhola, pela Editora Cobogó, durante a realização de cinco festivais integrantes do Núcleo.

Com o objetivo de efetivar uma política de internacionalização das artes cênicas brasileira, o Núcleo realizou duas importantes ações em 2018:

Uma oficina e uma conferência sobre Internacionalização das Artes Cênicas, com a croata Iva Horvat, da Art Republic, de Barcelona.

Em 2019, a ampliação do projeto de Internacionalização da Dramaturgia, com a parceria da La Comédie Saint-Étienne - Centre Dramatique National e do Institut Français, que revelará novos autores e novas dramaturgias no Brasil e na França.

Estar com o NÚCLEO é:

  • renovar o compromisso com os artistas brasileiros;
  • auxiliar o Brasil no circuito internacional das artes cênicas;
  • acreditar na arte e na cultura como instrumento de transformação;
  • criar um futuro de participação cidadã no campo da cultura.





CENA EXPANDIDA, CONSCIÊNCIA EM EXPANSÃO

Um novo conceito de veiculação de ações culturais.

Consiste na articulação conjunta dos festivais e projetos, na formação de um grande ‘palco’ de apresenta- ções atuante nos meses de setembro e outubro, criando assim uma plataforma duradoura de exibição e ações formativas de artes cênicas nacionais e internacionais que atinge um público amplo e diversificado, ocorrendo em diversos teatros e locais públicos.

CENA EXPANDIDA é a reunião de esforços, compartilhamento de ideias, experiências, recursos e mobilização dos festivais RESIDE, TRANSBORDA - as linguagens da cena, FETEAG e CENA CUMPLICIDADES. Mentalidades expandidas e delas precisa.

Sua consolidação aponta para oportunidades e programas/políticas inclusivas e contínuas capazes de transformar democratização de acesso à cultura em democracia cultural, patrocínio em investimento, produção cultural em ação educacional, mobilidade em desterritorialização e produção material em reflexão intelectual.

RESIDE | SETEMBRO
TRANSBORDA | SETEMBRO/OUTUBRO
FETEAG | OUTUBRO
CENA CUMPLICIDADES | OUTUBRO

Parceiros

Ficha Técnica

Realização: Remo Produções Artísticas
Direção Geral: Paula de Renor
Curadoria: Celso Curi e Paula de Renor
Produção Executiva: {Fervo} Projetos Culturais
Assistencia de produção: Sandra Possani, Elias Vilar, Andréa Silva, Pedro de Renor, Raquel Alves.

COMUNICAÇÃO

Projeto Gráfico e Programação Visual: Clara Negreiros
Fotografia: Arnaldo Sete
WebDesigner/Front-End: Sandro Araújo
Articulação Institucional: Danilo Carias

Contato

  • Direção Geral

    Paula de Renor
    +55 81 9.9252.5911
    paula@remoproducoes.com.br

  • Produção Executiva

    {Fervo} Projetos Culturais
    +55 81 3097.5268
    info@fervoprojetos.com