Alô, Cambio!
Criado a partir de uma lacuna existente nos demais festivais de artes cênicas do estado de PE que focam na produção local e nacional, CAMBIO surge para somar. Não apenas trazendo para Recife espetáculos internacionais que ofereçam um contato estreito do público pernambucano com expressões dramáticas contemporâneas, mas focando na difusão , formação e reflexão da cena teatral através de residências artísticas, oficinas e encontros, para compartilhar experiências e saberes, debater ideias e processos criativos, estreitando laços de convivência e estimulando a quebra de eventuais barreiras territoriais e linguísticas.
Partindo do não conformismo da via de mão única que é a abertura do mercado nacional para produções estrangeiras, abrimos a perspectiva de internacionalização de produções pernambucanas, iniciando nesta 1ª edição, atividades de formação e reflexão sobre a Internacionalização das artes cênicas através da palestra e oficina de Iva Horvat e do Seminário Internacionalização: Cooperação Criativa nas Artes Cênicas.
Com a polonesa Anna Karasinska, a concretização da nossa ação primordial. As residências artísticas são fundamentais para a experimentação artística e um instrumento indispensável na construção e dinamização de novos públicos para a arte e para a cultura. Não podemos deixar de observar que essa é também uma alternativa eficaz para certas limitações do mercado estabelecido para as artes, criando um novo campo de relação entre a arte e seu público.
O CAMBIO nasce também com o intuito de se espalhar pelos teatros, praças, ruas, criando uma aproximação maior do público com seus espaços urbanos, e assim, um diálogo maior entre o Teatro e a Cidade. Pensando desta forma, apresentaremos o espetáculo mexicano, Lo único que necesita una gran actriz, es una gran obra y las ganas de triunfar no Casarão das Artes, espaço alternativo na Comunidade do Pilar.
Neste setembro de 2018, lançamos o CAMBIO, apresentando ao público, uma ação de cada um de nossos objetivos e concomitantemente iniciaremos a batalha para realização da edição de 2019!
Estamos preparados com armaduras (força de trabalho), com armas em punho ( nossas convicções) e alma de artista (esperança) para lutarmos juntos em 2019, para além da realização do festival, por políticas públicas para cultura e contra a intolerância , a homofobia e o fascismo que engolem este nosso país!
E viva a liberdade da arte, que revoluciona, questiona os dogmas, emancipa!
Celso Curi e Paula de Renor
(Curadores)
Programação
-
IVA HORVAT | ESPANHAABERTURA 04/09 (terça) 19hPalestra: Internacionalização das artes cênicas
-
CARLOS GIL ZAMORA | ESPANHA - DAMIÁN CERVANTES | MÉXICO05/09 (quarta) 19hSeminário: Internacionalização - Cooperação criativa nas artes cênicas
-
IVA HORVAT | ESPANHA05 a 09/09 (quarta a domingo) 14h às18hOficina: Como internacionalizar o seu projeto-Mercados e estratégias de artes cênicas
-
MARYAM KARROUBI | IRÃ - MARCELO ALLASINO | ARGENTINA06/09 (quinta) 19hSeminário: Internacionalização - Cooperação criativa nas artes cênicas
-
VACA 35 TEATRO EN GRUPO | MEXICO07 a 09/09 (sexta a domingo) 19hEspetáculo: Lo único que necessita una gran actriz, es una gran obra y las ganas de triunfar
-
ANNA KARASIŃSKA | POLÔNIA10 a 21/09 (segunda a sexta) 14 às 18hResidência Artística
-
O POSTE SOLUÇÕES LUMINOSAS | BRASIL08/09 (sábado) 17hLeitura Dramatizada: Meu filho apenas caminha um pouco mais lento
-
VACA 35 TEATRO EN GRUPO | MÉXICO | CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TEATRO (CIT) –SESC /BRASIL10/09 (segunda) 19hConversatório (CAMBIO de Vivências)
Redes
Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil
Plataforma de contato entre o Brasil e o mundo
Criado em 2003, o Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil é uma organização que tem como proposta desenvolver e difundir a cultura brasileira no país e no exterior, tornando-se uma rede de contato entre o Brasil e o mundo. Os Festivais do Núcleo são referências nacionais e internacionais em suas áreas e se tornaram embaixadores da cultura brasileira, reconhecidos pelo investimento na atualização de linguagens, inovação, profissionalização da produção cultural e geração de renda.
O Núcleo tem abrangência nacional e, atualmente, é composto por oito festivais Internacionais realizados em cidades localizadas nas regiões nordeste, sul, sudeste e centro-oeste:
- Festival Internacional de Londrina - FILO
- Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – FIT Rio Preto
- Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas
- Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília – Cena Contemporânea
- Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – FIAC BAHIA
- TEMPO_FESTIVAL – Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio de Janeiro
- Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp
- CAMBIO.FIT/PE - Festival Internacional de Teatro de Pernambuco
Juntos, esses festivais apresentam anualmente um importante painel da produção mundial das artes cênicas, contribuem para o intercâmbio e a circulação de artistas no Brasil e no mundo; defendem e promovem a diversidade cultural; investem na capacitação e qualificação profissional; dinamizam a economia e o mercado cultural e geram novos públicos para a arte e a cultura.
O Núcleo atua o ano todo nas diferentes frentes de desenvolvimento cultural do país e como agente realizador de políticas públicas em arte, cultura e educação. Os Festivais formam a massa crítica cultural, sendo os melhores instrumentos de enraizamento da produção artística e cultural, contribuindo de forma direta e com impacto na economia criativa. Pagadores de impostos, geradores de empregos, estas estruturas constituem as bases do calendário cultural brasileiro nas artes cênicas.
Entre as ações do Núcleo destacamos a frequente contribuição com o Ministério da Cultura e destacamos a participação na elaboração da Instrução Normativa Nº 5, de 26 de dezembro 2017.
Em 2016, desenvolvemos o projeto Internacionalização da Dramaturgia Espanhola, com a parceria da Acción Cultural Española – AC/E, que envolveu diferentes artistas brasileiros de teatro e promoveu um encontro entre encenadores, autores e tradutores com textos fundamentais da rica produção contemporânea da Espanha. Incluiu ainda, residências artísticas e o lançamento da publicação dos dez textos por meio da Coleção Espanhola, pela Editora Cobogó, durante a realização de cinco festivais integrantes do Núcleo.
Com o objetivo de efetivar uma política de internacionalização das artes cênicas brasileira, o Núcleo propõe duas importantes ações:
Em 2018, uma oficina e uma conferência sobre Internacionalização das Artes Cênicas, com a croata Iva Horvat, da Art Republic, de Barcelona.
Em 2019, a ampliação do projeto de Internacionalização da Dramaturgia, com a parceria da La Comédie Saint-Étienne - Centre Dramatique National e do Institut Français, que revelará novos autores e novas dramaturgias no Brasil e na França. Oito peças francesas serão traduzidas e editadas no Brasil em uma nova coleção dedicada à dramaturgia francesa. Em contrapartida, em 2020, oito peças brasileiras serão traduzidas e editadas na França, para coleção dedicada à dramaturgia brasileira. Esse projeto envolverá diferentes artistas franceses e brasileiros que se apresentarão nos festivais que compõem o Núcleo e nos teatros parceiros da Saint-Étienne, em Paris.
Estar com o NÚCLEO é:
- renovar o compromisso com os artistas brasileiros;
- auxiliar o Brasil no circuito internacional das artes cênicas;
- acreditar na arte e na cultura como instrumento de transformação;
- criar um futuro de participação cidadã no campo da cultura.
CENA EXPANDIDA, CONSCIÊNCIA EM EXPANSÃO
Um novo conceito de veiculação de ações culturais.
Um modo diferente de ‘ver’ arte e cultura
O QUE É
Consiste na articulação conjunta de festivais e projetos na formação de um grande ‘palco’ de apresentações atuante entre os meses de setembro e novembro criando assim, uma plataforma duradoura de exibição e ações formativas de artes cênicas nacionais e internacionais que atinge um público amplo e diversificado, ocorrendo em diversos teatros e locais públicos e disponibilizando diferentes espaços e mídias (impressa, televisiva, radiofônica e online) para exposição e veiculação de marcas.
O POR QUÊ
Acontecimentos políticos tanto no Brasil como em vários outros países do mundo nos fazem questionar a qualidade das nossas democracias, assim como nos leva a refletir sobre a função da cultura na sociedade. Mas parece não bastar apenas entender a natureza dessas questões. Se faz necessário interpretá-las para melhor enfrentar os desafios do setor cultural gerados por: alterações nos modos de gestão de investimentos na área, mudanças na programação de eventos decorrentes do trabalho articulado em redes, obsolescência da mentalidade e mecanismos da gestão cultural pública no país.
No enfrentamento desses desafios o CENA EXPANDIDA se inicia este ano, ainda que em caráter piloto, como um processo visível e contínuo de mobilização e interação de campos culturais e empresariais, visando aumentar exponencialmente resultados quantitativos e qualitativos.
CONEXÃO
Toma-se por princípio ativo a reunião de ações, otimização de esforços e recursos e interação entre diferentes instâncias, aproximando saberes e competências distintas para proposição de soluções e resolução de problemas reais.
CENA EXPANDIDA implica em mentalidades expandidas, e delas precisa. Sua consolidação aponta para oportunidades e programas/políticas inclusivas e contínuas capazes de transformar democratização de acesso à cultura em democracia cultural, patrocínio em investimento, produção cultural em ação educacional, mobilidade em desterritorialização e produção material em reflexão intelectual.
CAMBIO.FIT/PE - Festival Internacional de Teatro de PE | Setembro
TRANSBORDA - as linguagens da cena | Setembro-Outubro
FETEAG - Festival de Teatro do Agreste | Outubro
CENA CUMPLICIDADES - Festival Internacional de Artes da Cena | Outubro-Novembro
Parceiros
Ficha Técnica
Direção Geral: Paula de Renor
Curadoria: Celso Curi e Paula de Renor
Produção Executiva: {Fervo} Projetos Culturais
Assistencia de produção: Sandra Possani, Elias Vilar, Andréa Silva, Pedro de Renor, Antônio Rocha.
COMUNICAÇÃO
Projeto Gráfico e Programação Visual: Clara NegreirosCapa/Fotografia: Olívia Leite
Direção de Fotografia: Beth da Matta
Registro Fotográfico: Arnaldo Sete e Rogério Alves
WebDesigner/Front-End: Sandro Araújo
Comunicação e Articulação Institucional: Danilo Carias
Contato
-
Direção Geral
Paula de Renor
+55 81 9.9252.5911
paula@remoproducoes.com.br -
Produção Executiva
{Fervo} Projetos Culturais
+55 81 3097.5268
info@fervoprojetos.com