Canal Reside no Youtube | Gravado

72 Dias

21/MAR | 20h

SINOPSE:

Um ator em confinamento, durante 72 dias, dentro de um teatro, que é a sua própria casa. Ele está em vias de enlouquecer. Crises existenciais, políticas e sociais provocam o encontro. Delírios, incertezas, sonhos, conflitos pessoais em ebulição como experiências reais em um cenário de memórias. A partir do contexto desses 72 dias de isolamento compulsório são levantadas questões comuns ao homem-artista: a dúvida sobre o futuro, a solidão de um artista e como ele constrói sua sobrevivência, como ele pensa o mundo, como ele reage às pandemias que se apresentam em diversas maneiras na sua trajetória de vida, isso porque a arte de um artista é exatamente as resistências vividas através das realidades duras que a vida impõe. O espetáculo 72 Dias é um exercício, um experimento, um diário de bordo pandêmico. É um reality show teatral, virtual, com performance, vídeo e tecnologia, que possibilitam um experimento cênico teatral, no mínimo, provocador.

DURAÇÃO: 45 minutos
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 Anos

SOBRE O ARTISTA/GRUPO:

PONTES CULTURAIS - A Pontes Culturais atua no mercado cultural desde 2013 e tem como missão construir pontes entre públicos diversos e a produção artística, promovendo bens culturais, bem como formação de plateias. Conta com uma equipe de especialistas, com expressiva experiência, há mais de 30 anos no cenário da cultura nacional. Desenvolve e viabiliza projetos e eventos culturais nos mais diversos segmentos e linguagens artísticas. Atua nas áreas de Pesquisa, Gestão e Produção Cultural, Artes Visuais, Artes Cênicas, Arte-educação, Design e Jogos de Representação. Entre os principais parceiros de jornadas, destacamos: Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, Fundação de Cultura do Recife, Serviço Social do Comércio – SESC PE, IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, entre outros. Criou e produziu a experiência imersiva Proscenium! Teatro Jogo para o Teatro de Santa Isabel. Atualmente, desenvolve a criação do projeto itinerante de teatro aventura TARGE 21, para a Companhia de energia RGE, voltado a estudantes de escolas públicas do Rio Grande do Sul. Dessa forma, busca-se ampliar horizontes culturais, através de planejamento e estratégias que têm como objetivos maiores emocionar, refletir, divertir e contribuir para a elevação do capital cultural das pessoas nas cidades.

COMPANHIA MARAVILHAS DE TEATRO - Fundada em 2013, a Cia Maravilhas de Teatro desenvolve projetos nas linguagens de Teatro, Circo e Literatura. Desde sua fundação, a companhia já realizou vários projetos e ganhou destaque com alguns como Programa Palavras NO AR, programa de rádio para crianças que articula memória, teatro e literatura. Tendo duas temporadas aprovadas no edital público do estado, Funcultura/PE: (2013) Histórias daqui e d’acolá; e (2017) Elas por Elas. Ambas veiculadas em rádios públicas de Pernambuco. A companhia também desenvolve uma pesquisa contínua sobre o teatro e os processos criativos. Nessa perspectiva, vem desenvolvendo uma metodologia própria de formação, que articula precariedade, afetos, teatro e literatura no intuito de ativar o potencial criativo dos artistas envolvidos. O Teatro de Quinta também já realizou duas temporadas e em ambas foi premiada: Teatro de Quinta da CASA.17 (2014) recebeu o Prêmio Brasil Criativo do MinC e Project Hub e o Teatro de Quinta da Casa Maravilhas – Teatro virtual (2020) recebeu o Prêmio JGE Copergás 2021 (PE). A Casa Maravilhas foi a sede a companhia até o ano de 2020 quando, por conta da pandemia, teve suas atividades encerradas. Até lá, a Casa Maravilhas, além de ser casa de suas próprias pesquisas, acolheu diversos artistas, grupos e seus espetáculos ou formações. Mas, especialmente em 2020, a companhia migrou para o modo virtual o projeto Ocupa Maravilhas e fomentou outros grupos e artistas da cidade a ocuparem as plataformas virtuais da companhia com seus espetáculos, promovendo assim, a dignidade e sobrevivência de muitos artistas. Atualmente, a Companhia Maravilhas de Teatro tem um repertório de espetáculos presenciais (Grande Circo das Maravilhas, Muito Tempo com Você etc.) e virtuais (72 Dias, Vulvas de Quem?, Brabeza Nata etc.) e continua desenvolvendo suas pesquisas e espetáculos, mesmo sem sua sede. Fortalecida pela experiência colaborativa e criativa que nutriu ao longo de todos esses anos, segue, a cada dia, mais certa do valor fundamental do teatro para nortear a vida dos indivíduos em sociedade.

Ficha Técnica:

Dramaturgia: Paulo de Pontes e Quiercles Santana
Diretor: Quiercles Santana
Atuação e Produção geral: Paulo de Pontes
Direção de Arte: Célio Pontes
Músicas: Sonic Júnior
Técnico de som, luz e vídeo: Fernando Calábria
Streamer: Márcio Fecher
Produção executiva: Márcia Cruz
Fotos: Keity Carvalho
Realização: Pontes Culturais & Cia Maravilhas de Teatro